Na última sexta-feira, 1º de agosto, Thomas Law representou o Instituto Brasileiro de Ciências Jurídicas (IBCJ) e o Centro de Estudos de Direito Econômico e Social (CEDES) na abertura do evento “Sistema de precedentes nas cortes supremas e seus impactos no sistema jurídico, econômico e social brasileiro”, realizado pela OAB Ribeirão Preto em seu auditório.
O CEO do Thomas Law Advogados , presidiu a mesa de abertura ao lado do juiz federal do TRF4, Narciso Xavier, e do presidente da OAB Ribeirão Preto, Alexandre Silveira. O encontro reuniu grandes nomes do Judiciário nacional, entre eles o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, o ministro Gurgel de Faria, do Superior Tribunal de Justiça, e os ministros Guilherme Caputo Bastos, Douglas Rodrigues, Alexandre Ramos e Evandro Valadão, do Tribunal Superior do Trabalho.
Durante sua fala, Thomas apresentou as iniciativas acadêmicas, com destaque para o programa internacional de pós-doutorado em Direito desenvolvido em parceria com a Universidade de Bolonha (UniBo), uma das mais tradicionais instituições acadêmicas do mundo. A proposta reforça o compromisso do jurista com a formação jurídica de excelência e a inserção internacional de profissionais brasileiros.
O evento abordou temas centrais da atualidade, como a aplicação do sistema de precedentes no Brasil e seus reflexos nas esferas jurídica, econômica e social e o uso da inteligência artificial no Poder Judiciário, que trouxe reflexões sobre os riscos, limites e potencialidades dessa tecnologia no contexto da prestação jurisdicional.
A atuação no encontro reafirma a promoção do pensamento jurídico contemporâneo e a articulação de pontes entre a prática, a academia e os tribunais superiores. Com presença constante em fóruns nacionais e internacionais, o escritório segue investindo no fortalecimento institucional de seus membros e no fomento de debates estratégicos para o futuro do Direito.
Fotos: Heitor José/OAB