SIMAEX 2025: Thomas Law debate o futuro da Mediação e Arbitragem no Comércio Internacional

O Seminário Internacional de Negociação, Mediação e Arbitragem no Comércio Exterior (SIMAEX), realizado na PUC-SP, reuniu especialistas para discutir os rumos da resolução de conflitos no cenário global. Dentre os painelistas de destaque, esteve Thomas Law, CEO do Thomas Law Advogados, presidente do Instituto Brasileiro de Comércio e Justiça (IBCJ) e do Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina).

A sessão de abertura do SIMAEX, evento que se consolida como uma das principais plataformas de discussão sobre resolução de conflitos no comércio internacional, contou com a presença de autoridades e representantes institucionais, como o Ministro do STJ, Sidnei Beneti; o presidente do Conselho de Administração da AEB, Arthur Pimentel; o diretor da Faculdade de Direito da PUC, Erik Frederico Gramstrup; o diretor do Departamento Direitos Difusos e Internacional da PUC, Cláudio Finkelstein; e a conselheira técnica da AEB, Roberta Portella.

Relevância de Mecanismos de Resolução de Conflitos no Comércio Global

Thomas integrou o painel “As Novas (Velhas) Fronteiras do Comércio Internacional”, onde enfatizou a relevância estratégica da mediação e da arbitragem para as transações internacionais. Em sua análise, o abordou temas cruciais para o comércio global, como o panorama de importação e exportação do Brasil, a análise do cenário econômico da China, as questões jurídicas que permeiam o comércio exterior e os reflexos da guerra tarifária.

Em sua fala, Law projetou a evolução dos mecanismos de resolução de disputas:

“O futuro da arbitragem será marcado por inovação tecnológica, compromisso ético e cooperação internacional”, ressaltou.

O debate contou ainda com as contribuições de Miguel de Dios, da Universidad del Salvador, e Wagner Parente, sócio do escritório Barral Advogados, que trouxeram diferentes perspectivas sobre os desafios e as estratégias de negociação no comércio internacional.

O SIMAEX é uma realização conjunta da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) e da PUC-SP, com o apoio do Canal Arbitragem e do Ibrachina. Os painéis completos do seminário estão disponíveis no canal oficial da AEB no YouTube.