Thomas Law debate smart cities, inovação e geopolítica na ENAEX 2025

O CEO do Thomas Law Advogados, fundador do Ibrawork e presidente do IBCJ, Thomas Law, teve participação de destaque na 43ª edição da ENAEX, principal encontro de comércio exterior do país, realizada em 12 e 13 de novembro no ExpoRio. Ao lado do CTIO do Ibrawork, Guilherme Hoppe, Thomas integrou o painel “Desenvolvimento sustentável e comércio exterior: a cidade como foco de soluções”, no qual apresentou como tecnologias aplicadas às smart cities transformam a logística, impulsionam a inovação e modernizam a gestão urbana.

Durante o debate, Thomas enfatizou que soluções de cidades inteligentes aceleram processos e tornam a infraestrutura urbana mais eficiente, fortalecendo a relação entre tecnologia, sustentabilidade e comércio internacional. Já Guilherme Hoppe destacou que aproximar o tema das cidades inteligentes do universo do comércio exterior conecta ecossistemas de inovação, negócios e políticas públicas.

Thomas também integrou a mesa “Como preservar mercados internacionais e conquistar novos mercados num mundo em instabilidade geopolítica”, participando ao lado de Carlos Barbieri, Josefina Guedes e Claudio Finkelstein, com moderação de Roberta Portella.

Nessa discussão, Thomas apresentou um panorama das transformações tecnológicas da China, destacando o Plano de Desenvolvimento da Nova Geração de Inteligência Artificial (2017) e a diretriz AI Plus, que impulsiona a integração da IA na indústria e na governança digital. Ele analisou ainda os impactos dessa agenda na manufatura avançada, na competitividade global e nas oportunidades para empresas brasileiras que buscam ampliar sua atuação no comércio exterior por meio da inovação.

Com o tema “Reindustrializar para gerar produtividade na indústria e competitividade no comércio exterior”, a ENAEX 2025 reuniu especialistas e lideranças para debater estratégias que posicionem o Brasil de forma mais forte e estratégica no cenário internacional.